top of page

Minecraft: uma ferramenta valiosa na educação para crianças e adolescentes


Solução de edutainment criada por brasileiros, entra no mercado educacional com soma de meio bilhão de impressões em canais sociais


O mundialmente conhecido jogo da Mojang Studios e Microsoft tem conquistado fãs no mundo inteiro, mas obviamente isso não é de hoje. Contudo uma das curiosidades que mais impressiona é que o jogo tem um sólido grupo de jogadores.


Mas além de todos os seus assets e funcionalidades de entretenimento, o Minecraft pode ser uma ferramenta valiosa na educação. Para quem não conhece, o game é baseado na construção de blocos que permite aos jogadores criar e explorar mundos virtuais.

O jogo tem sido usado em escolas em todo o mundo como uma ferramenta educacional para ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes, como trabalho em grupo, criatividade e tomada de decisão.


Existem uma série de razões pelas quais as escolas e os alunos devem usar Minecraft. Em primeiro lugar, o jogo é altamente envolvente e motivador para os alunos. Eles podem construir e explorar mundos virtuais, o que pode ser muito divertido e emocionante. Isso pode ajudar a manter os alunos engajados e motivados em sua aprendizagem.


Ao construir e explorar mundos virtuais, os alunos precisam resolver problemas e tomar decisões importantes. Eles também precisam trabalhar em equipe para construir grandes projetos. Além disso, o game também pode ser usado para ensinar uma variedade de assuntos, incluindo matemática, ciência, história e literatura. Por exemplo, os alunos podem usar o Minecraft para construir modelos matemáticos ou científicos, ou para recriar eventos históricos. Assim como a real possibilidade de usar o jogo para criar histórias e personagens para aulas de literatura.

É fundamental também ressaltar que não apenas em sua versão padrão, mas principalmente na versão educacional, Minecraft Education, alunos podem desenvolver habilidades de programação. O jogo tem uma linguagem de programação integrada chamada "comandos de bloco", que permite aos jogadores criar scripts para automatizar tarefas no jogo. Isso pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de programação importantes, que são cada vez mais importantes no mundo digital de hoje.


No entanto, é importante notar que o uso do Minecraft na educação pode ser um desafio, principalmente para professores que precisam integrar o jogo em suas aulas e garantir que ele seja usado de forma produtiva. Para resolver esse e outros problemas da implementação do Minecraft Education a empresa brasileira de tecnologia educacional Spot Soluções montou um modelo patenteado de um sistema de ensino baseado em Minecraft Education. A solução EducaMine®, como foi batizada pela companhia, além de resolver o problema do professor em sala de aula atrela a solução com fundamentos da BNCC, base nacional comum curricular e pilares da Unesco.

“Criamos um modelo que realmente seja capaz de solucionar um problema da educação no Brasil. Aprender precisa ser divertido! ” – Diz João G. Brenê, CEO e fundador da Spot Soluções. A solução educacional baseada em Minecraft também traz os Influenciadores de Minecraft dos canais Kibox e Craft Studios, que juntos somam mais de meio bilhão de impressões em seus canais de YouTube.

A aposta da companhia reflete a ascensão do entretenimento educacional, edutainment, que tem se mostrado como uma tendência do setor. Unindo neste exemplo mais de 3 milhões de inscritos de canais gamers com modelos educacionais.


Acesse nossas redes sociais:




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page