top of page

O digital, ao invés de matar, aumenta o valor do produto Impresso



spot, solucoes, graficas, impressos, digital, ar, vr, realidade imersiva, realidade aumentada, empresa de mídia, empresa de marketing, publicidade
Spot Soluções,. conteúdos enriquecidos, livros 3d, livros com realidde virtual, realidade aumentada.

Em Outubro de 2022 participei, como Palestrante, do evento promovido pela CBL - O livro que nos une - falando sobre as “Oportunidades da integração "Phygital", gerando valor ao impresso.”

Compartilho aqui alguns tópicos que mencionei à época e que continuam atuais:

Abri a apresentação, compartilhando algumas estatísticas e tendências (nem todas muito legais de se ver…) sobre a mídia e sua utilização.

A primeira constatação é que o tempo utilizado pelas pessoas para interação com a mídia impressa está ficando cada vez menor.

Entre 2019 e 2020, houve um crescimento de 4.59 para 5.11 horas por dia usadas pelas pessoas para visualizar conteúdos em seu celular (mobile), enquanto o tempo dedicado para a mídia impressa caiu de 0,41 para 0,37.



Demonstrei como os e-Books estão crescendo consistentemente e causando a redução das edições físicas.

Enfim, as tendências mostram claramente que o meio impresso continua a ser espremido e substituído pelos meios digitais, exceto por itens específicos como embalagens e rótulos que não sofrem tal impacto.

Muitas pessoas, numa avaliação mais imediata, argumentam que, em geral, o Brasil levará muito tempo para absorver soluções digitais, seja por falta de infraestrutura de dados ou pela diferença de custos que os aparelhos eletrônicos representam para nós, em comparação ao peso no bolso de um cidadão no Primeiro Mundo. Refutei esse argumento mostrando que o Brasil, percentualmente, se encontra até melhor colocado do que os EUA em relação ao acesso de alguns itens, como o celular e, bem colocado quando avaliamos acesso a óculos de Realidade Virtual. Ou seja, a tecnologia necessária já está nas mãos das pessoas (em massa) para acesso facilitado ao conteúdo digital.


Em virtude do curto tempo disponível, limitei a parte da apresentação que falava sobre as oportunidades de se agregar valor ao livro impresso, através da Realidade Aumentada.

Falei rapidamente sobre o crescimento do uso da Realidade Aumentada (RA) e da redução de preços e aumento da capacidade dos óculos que estão sendo lançados com frequência no mercado. Reforcei que hoje, ainda, a RA é disparada majoritariamente pelo aparelho celular das pessoas (que comprovei estar nas mãos de quase 100% da população brasileira) mas que, em breve, começaremos a nos valer de óculos de RA de baixo custo e alta capacidade gráfica.

Então, comecei a compartilhar exemplos bem sucedidos do uso de RA em conjunto com os Livros.

Mostrei diversas aplicações em 3 segmentos que apresentam grande afinidade com o uso de RA:


  • Livros Infantis,

  • Livros Educacionais em geral, e

  • Livros de Medicina.


Finalizei a apresentação afirmando que o MAIOR VALOR AGREGADO ao livro através da RA é a possibilidade de GERAÇÃO DE DADOS ANALÍTICOS.

Demonstrei que a RA permite a geração de dados como:


  • horário do acesso; geolocalização; temperatura do local onde foi acessada; itens clicados pelo usuário, e até a identificação de quem acessou, caso o usuário esteja logado ou compartilhe seus dados.


Ou seja, os livros foram capazes de gerar dados críticos e extremamente desejados pelas empresas e que provavam que o ROI do investimento no impresso, valeu a pena.


Mostrei com exemplo prático, em uma aplicação desenvolvida por mim, como era possível, em tempo real, obter informações sobre os usuários convidando a audiência a apontar seu celular para um QRCode, que disparava uma RA que os incentivava a clicar num botão 3D que os levava à um formulário de pesquisa. E, finalmente, demonstrei os dados sendo populados também em tempo real, gerando um gráfico detalhado que mostrava a satisfação das pessoas com a palestra e afirmando que 75% dos respondentes concordavam que o uso da RA realmente agregou valor ao impresso e criou novas oportunidades de geração de receitas recorrentes. E tudo isso, sem a necessidade de instalar qualquer app.


Quer saber como aplicar na prática essas ferramentas nos seus produtos impressos? Fale com a gente!


Clovis Castanho - CSO Spot Soluções

1 visualização0 comentário

Opmerkingen


bottom of page